Rotulagem Nutricional

Rotulagem Nutricional

A Rotulagem Nutricional é obrigatória para produtos expostos à venda no comércio embalados na ausência do consumidor.

rotulagem-nutricional-nutrindo-ideias
1

 ROTULAGEM

O serviço de rotulagem torna o produto apto para ser comercializado em pontos de venda. Além da tabela nutricional, são conferidos outros itens obrigatórios na rotulagem, como o modo de preparo, o prazo de validade após aberto, informações do fabricante entre outros. 

Um produto rotulado corretamente evita danos à saúde do consumidor, principlamente agora que as alergias alimentares tem se mostrado mais frequentes. Além disso, transmite confiança e facilita a comunicação com o publico-alvo. 

TABELA DE ALERGÊNICOS

A listagem de alergênicos é muito importante para verificar a possibilidade de contaminação cruzada no seu restaurante.

Contaminação cruzda acontece quando acidentalmente ou inevitavelmente algum ingrediente entra em contato com alguma prepararação que não deveria. Nestes casos onde não é possível evitar, é fundamental informar o consumidor que determinado ingrediente pode estar presente.

Algumas reações alérgicas são gravíssimas como no caso dos frutos do mar e da doença celíaca podendo inclusive levar à morte.

2
tabela-de-alergenicos-nutrindo-ideias

PERGUNTAS FREQUENTES

O que precisa para fazer o rótulo?

Para fazer a rotulagem corretamente, é necessário a ficha técnica validada, ou seja, a receita com o peso de cada ingrediente e seu rendimento exato também, pois no rótulo devemos informar o peso líquido do alimento. Também é necessário emviar as fotos dos ingredientes industrializados utilizados para análise de alergênicos e manter sempre os mesmos ingredientes para evitar alterações de padrão e de alergênicos.

Caso altere a receita, preciso refazer o rótulo?

A tabela nutricional, sim! Se a alteração da receita for somente nas quantidades sem adição ou subtração de algum ingrediente, todas as outras informações do rótulo sem manterão iguais, necessitando alterar apenas o calculo nutricional. Cada novo produto desenvolvido, deve ser avaliado se tem alergênicos que possam contaminar a linha de produção ou a montagem.