A Importância de um Menu Inteligente para o seu negócio

Criar um cardápio atraente e lucrativo não é tarefa fácil! Mas com um bom planejamento é possível aumentar o seu lucro em até 50%.

Você sabe dizer exatamente o lucro que está tendo com a venda de cada item do seu cardápio? Não? Então eu preparei um passo a passo que vai te ajudar a entende o seu cardápio…

PASSO 1 – Faça as fichas técnicas das suas preparações

As fichas técnicas são a base de tudo. Somente com as fichas corretas é possível construir um menu atrativo, porque o preço de venda é formado através delas e todos os custos e despesas da sua operação.

Para fazer as fichas técnicas eu oriento o uso da ferramenta Nutrindo Receitas que é um arquivo em excel que pode ser editado em qualquer dispositivo. O Excel permite manter o custo das fichas sempre atualizado com a aba “cadastro de ingredientes”. A atualização dos custos é feita de forma automática, e assim todas as fichas que usam aquele determinado ingrediente atualizam junto em 1 único click. Show né? Essa ferramenta está disponível de forma gratuita para os alunos do curso Menu Inteligente.

PASSO 2 – Aplique engenharia de cardápio

A engenharia de cardápio nada mais é que uma análise baseada na popularidade e na rentabilidade de cada item. Para fazer essa análise, é necessário pegar o relatório de vendas e olhar item a item. Eu desenvolvi uma ferramenta muito legal que faz essa classificação para você, assim você saberá quais itens precisam receber destaque, quais precisam ser realocados no seu cardápio para aumentar as vendas e quais itens devem ser removidos do menu. O que vale mais a pena? Ter um menu de 30 itens sendo metade dos pratos de baixa rentabilidade ou um cardápio enxuto com 15 itens sendo 70% de alta rentabilidade? Então, é isso que a engenharia de cardápio pode fazer pelo seu menu!

PASSO 3 – Aplique estratégias de vendas eficazes

De nada adianta saber exatamente quais pratos vender se a forma como o seu menu está sendo apresentado não respeitar determinadas regras. Menus lucrativos são os que atraem a atenção do cliente sem exageros. Sempre pense em tornar a experiência de escolha do prato agradável. Menos é mais. Aqui nesse link eu tenho um matéria falando de cardápios digitais e como evitar erros na hora de fazer o seu.

 

Escrito por: Luciane Bones Ostrowski

Nutricionista CRN 2:10600

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