Elaboração de Manual de Boas Práticas e POPs

Elaboração de Manual de Boas Práticas e POPs

São documentos que registram todos os processos adotados pelo estabelecimento a fim de garantir a qualidade dos alimentos servidos.

manual-de-boas-praticas-nutrindo-ideias
1

 MANUAL DE BOAS PRÁTICAS

O Manual de Boas Práticas de Manipulação ou de Fabricação é um documento obrigatório para qualquer estabelecimento que manipule ou fabrique alimentos.

Este documento relata todos os cuidados que a empresa tem ao manipular os alimentos, desde a adequação da parte estrutural, capacitação dos manipuladores, fluxo de produção, pré-preparo, preparo, armazenamento e distribuição dos alimentos para o consumidor.

Dada a complexidade de informações necessárias para a sua elaboração, se faz necessário conhecer o estabelecimento e, antes de escrevê-lo, adequar tudo que for necessário.

A Nutrindo Ideias somente realiza este tipo de serviço mediante contratação de consultoria.

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS

Os POPs são documentos que descrevem os procedimentos, sua frequência de realização, os responsáveis por executá-los, supervisioná-los, arquivamento dos registros e período de retenção desses documentos.

São obrigatórios para restaurantes no estado do Rio Grande do Sul 4 POPs:

  1. Higienização de Instalações, Equipamentos e Móveis.
  2. Controle Integrado de Vetores e Pragas Urbanas
  3. Higienização do Reservatório
  4. Higiene e Saúde dos Manipuladores

A Nutrindo Ideias somente realiza este tipo de serviço mediante contratação de consultoria.

2
procedimento-oparcional-padronizado-nutrindo-ideias

PERGUNTAS FREQUENTES

Como o Manual é desenvolvido? 

Através da consultoria de boas práticas, é aplicado um check-list para conferência das exigências estruturais e processos. É muito difícil em apenas 1 visita poder descrever todos os processos da empresa, pois os processos precisam ser visualizados para poderem ser corrigidos e escritos da forma correta.

Quanto tempo leva para criar o manual?

Em média, Manuais e POPs de restaurantes que já tem 50% das exigências sanitárias implementadas, são escritos em 3 meses. Durante esse período são feitas as correções necessárias para que o documento represente a realidade do estabelecimento. Manuais de franquias e negócios que envolvam outras lojas ou terceirização levam mais tempo.

Como vou receber meu manual?

Os arquivos são disponibilizados em formato pdf enviados por email. Estes documentos devem ser impressos e mantidos à disposição das autoridades sanitárias. Os cartazes e instruções de trabalho devem estar fixados em locais estratégicos sugeridos na consultoria. É recomendado sua atualização anual.