5 Passos para reduzir o consumo de gás

5 PASSOS PARA REDUZIR O CONSUMO DE GÁS

A conta do gás não parou de subir e os empresários estão de cabelo em pé sem saber o que fazer para reduzir esse custo. Em maio tivemos mais um reajuste de 39%.

Então a Nutrindo Ideias resolveu trazer alguns insights para você avaliar na cozinha e reduzir o consumo do gás.

1) Avalie se o equipamento está regulado

Atenção se o equipamento é antigo e se faz mais de 6 meses que não é feita uma manutenção preventiva. O gás é levado através de válvulas e tubulações até chegar aos queimadores. Um técnico irá avaliar se todo o sistema está regulado, vai avaliar vazamentos e pressão da válvula, se os queimadores não estão obstruídos. Muito importante manter os queimadores limpos sem incrustação de gordura.

2) Avalie se o modo de preparo não pode ser feito em outro tipo de equipamento

Um exemplo bem comum é a substituição por equipamentos elétricos. Como exemplo as fritadeiras: existem as elétricas e as à gás. Batata e legumes podem ser cozidos no micro-ondas que garantem o tempo e temperatura certos. Inclusive bolos podem ser assados no micro-ondas sabia? Molho de tomate pode ser assado no forno e depois finalizado no liquidificador.

3) Avalie se algum equipamento pode ser substituído.

Um equipamento que consome muito gás são as chapas. Esse consumo de gás elevado se dá pelo tempo que a chapa fica aquecida. Lembrando que demora para atingir a temperatura ideal, então fica consumindo gás durante todo o expediente. Um dica é migrar o preparo da chapa para frigideiras profissionais.

4) Avalie se os funcionários estão bem orientados

Se o restaurante abre às 11h30, não há necessidade de acender a fritadeira nem a chapa as 10h da manhã correto? Pois isso deve ficar bem claro para a equipe inclusive com cartazes. Organização na cozinha também é muito importante. Só ligar o fogão quando estiver tudo cortado dentro da panela.

5) Avalie o consumo dos aquecedores

Para você poder calcular, 20 minutos com a torneira quente aberta, consome em média 0,23 m3 de gás. Se no inverno a lavagem de louças é feita com a água quente durante 4 horas por dia, isso gera um consumo de 82,8 m3 por mês. Então avalie quais dias será liberado o consumo da água quente e regule o equipamento para uma temperatura mais amena.


 

Espero ter ajudado!

 

Um abraço,

Luciane

No Comments Yet.

Leave a comment

You must be Logged in to post a comment.