Higienização de Hortifrutigranjeiros – Qual produto sanitizante utilizar?

Indispensável para garantir a qualidade de saladas, frutas e decorações, a higienização dos hortifrutigranjeiros deve ser realizada com rigor técnico por um profissional capacitado. Você sabia que os hortifrutigranjeiros possuem uma carga enorme de bactérias que vem do solo? E que essas bactéricas são provenientes da adubagem do solo, realizada com fezes de animais? Além disso, todo o transporte desse alimentos é realizado em caminhões com caçambas abertas e armazenados em caixas de madeira.

Existe uma grande variedade de produtos químicos sanitizantes no mercado em várias apresentações: em pó, líquido, sachet e pastilha. Cada produto tem seu modo de uso, tempo de ação, necessidade de enxágue ou não. Ao escolher qual utilizar, a empresa deve considerar o volume de hortifrutigranjeiros higienizados por dia, qual o local que será realizado o procedimento para que se possa padronizar o procedimento e treinar o funcionário responsável. Uma dica é ter em mãos um segundo produto para ser utilizado em substituição ao padrão em caso de emergência.

Métodos caseiros, como o uso do vinagre e do bicarbonato de sódio, são bastante disseminados na internet, porém não possuem eficácia comprovada, podendo colocar em risco a saúde de quem os consome. A legislação sanitária exige que o produto deve conter de 100 a 250 ppm de cloro livre e que o produto seja registrado no Ministério da Saúde. 

Acompanhar o funcionário responsável durante a higienização de hortifrutigranjeiros é fundamental para verificar possíveis falhas no processo, portanto procure um profissional qualificado para auxiliar na escolha do melhor produto para o seu estabelecimento.

VEJA AQUI O PROCEDIMENTO CORRETO DE HIGIENIZAÇÃO DE HORTIFRUTIGRANJEIROS:

  1. Lavar em água corrente folha a folha;
  2. Preparar solução diluída de hipoclorito de sódio a 200 ppm;
  3. Mergulhar cuidando para que todos fiquem imersos na solução;
  4. Deixar de molho por 10 minutos;
  5. Enxaguar em água corrente;
  6. Armazenar em caixas limpas e identificar
VEJA AQUI COMO CALCULAR A QUANTIDADE DE HIPOCLORITO DE SÓDIO NECESSÁRIA:

A fórmula para calcular a qualtidade de hipoclorito envolve o % de cloro ativo e o volume do recipiente. O % de cloro ativo você encontra no rótulo do produto ou na  sua Ficha técnica. Para saber o volume da bacia que você vai usar, basta medir litro a litro e fazer uma marcação ao chegar no volume desejado. Eu costumo utilizar fitas plásticas que não saem com a água.

Volume do recipiente x ppm / % cloro ativo x 10

Exemplo considerando uma bacia de 20 litros e água sanitária com 5% de cloro ativo:

20 x 200 / 5 x 10 = 80 mL

A quantidade de hipoclorito que deve ser utilizada são 80 mL.

No Comments Yet.

Leave a comment

You must be Logged in to post a comment.