Guia Alimentar para a População Brasileira

O Guia Alimentar da População Brasileira ainda é bem desconhecido pela população. É um material incrível que pode auxiliar muitas pessoas a entender questões nutricionais que hoje em dia vem trazendo prejuízo para a população.

O Guia Alimentar é um jeito fácil de explicar e exemplificar como comer de forma mais saudável, para que favoreça a saúde das pessoas. Atualmente no Brasil, as doenças deixaram de ser agudas e passaram a ser crônicas. Um dos fatores que influenciou o maior desenvolvimento de doenças crônicas é a forma de se alimentar. O Brasil está enfrentando um aumento expressivo de sobrepeso e de obesidade, que está presente em todas as faixas etárias. O excesso de peso acomete um em cada dois adultos e uma em cada três crianças brasileiras.

Com isso, o Ministério da Saúde percebeu que precisava tomar algumas atitudes para a conscientização da população. Em 2006, publicou a primeira edição do guia alimentar, o qual exibiu as primeiras diretrizes para alimentação, mas sua apresentação ficou distante da população, então, em 2014, foi lançada uma nova edição mais dinâmica e com uma linguagem mais acessível, para que alcance um maior número de leitores.

O guia atual possui uma visão abrangente da alimentação e a relação que ela possui com a saúde, mas também com o bem-estar da população. Mostrando a importância das refeições e sua relação direta com as tradições, que se alimentar não é só o consumo de alimentos, mas um ato social que precisa dar prazer às pessoas.

Um conteúdo presente no guia é a distinção entre alimentos e produtos alimentícios, entre produtos utilizados como ingredientes culinários e produtos prontos para consumo e, ainda, entre produtos prontos para consumo que são processados ou ultraprocessados. Com isso o guia mostra o quanto é importante o consumo de alimentos preparados de forma mais artesanal, pois os produtos industrializados possuem diversos ingredientes nocivos a saúde. A indústria alimentícia não está preocupada com a saúde, mas sim, com lucro que o produto pode render. Assim, ela possui grande influência nesse aumento excessivo de doenças crônicas causadas pela obesidade.

Aqui fica a dica para acessar e ler o Guia Alimentar da População Brasileira que possui também diversas receitas típicas de cada região do Brasil e seu modo de preparo. Acesse aqui.

Referência:

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

 

Escrito por: Flavia Barbosa Leite – Estagiária de Nutrição

Luciane Bones Ostrowski – Nutricionista CRN 2:10600

No Comments Yet.

Leave a comment

You must be Logged in to post a comment.